Ligaçoes Quimicas - Na natureza, os únicos elementos químicos formados por átomos isolados e estáveis são os gases nobres. Foi devido ao fato de esses gases, com exceção do hélio, possuírem oito elétrons na última camada, que surgiu a regra do octeto. Segundo Lewis e Kossel, os gases nobres seriam verdadeiros referenciais de estabilidade para os demais elementos químicos. Assim, os átomos participariam de ligações químicas com uma única meta: adquirir estabilidade semelhante à de um gás nobre. Para tanto, deveriam sofrer modificações em sua eletrosfera, de modo que ficassem com oito elétrons na última camada, como a maioria dos gases nobres. Atualmente, são conhecidas muitas exceções à regra do octeto. A maioria dos metais de transição, por exemplo, não adquire configuração de gás nobre em seus compostos. Por isso, a regra do octeto deve ser encarada como orientação geral, mas não pode ser considerada como lei natural.
Ligações iônicas
Uma atração eletrostática entre íons com cargas opostas, os cátions e ânions faz ligações iônicas. Envolvem geralmente metais e não metais como elementos ativos em ligações iônicas são em sua maioria de lados opostos da tabela periódica com uma diferença de eletronegatividade superior a 1,67. Sendo muito forte, ligações iônicas em compostos de aumentar pontos de fusão e tomar uma forma sólida em condições normais. Finalmente, um elétron em uma ligação iônica é transferido do átomo menos eletronegativo para o elemento mais eletronegativo. Um bom exemplo de uma molécula de ligação conteúdo iônico NaCl é o sal ou a tabela.
Ligações covalentes
Átomos podem compartilhar elétrons em vez de transferi-los de átomo para átomo, resultando em ligações covalentes. Mas a partilha é raramente igual devido à diferença de valor eletronegatividade de cada átomo. A única exceção é a ligação entre dois átomos do mesmo elemento. Ligações covalentes são ditas não-polar quando a diferença de eletronegatividade dos dois átomos varia de 0 a 0,4. Polar refere-se a diferença de eletronegatividade entre 0,4 e 1,67. Para ambos os títulos não-polar e polar covalente, eletronegatividade maior em um elemento resulta em uma atração mais forte do par de elétrons. Dióxido de carbono, moléculas de CO2 tem duas ligações que são ligações covalentes.
Iliesio 1002
Nenhum comentário:
Postar um comentário