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segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FONTES DE LUZ


Os corpos que produzem a luz que emitem são chamados de corpos luminosos, ou fontes primárias de luz. São objetos que transformam algum tipo de energia em energia luminosa. Essa transformação pode ser feita de várias maneiras diferentes, exemplos: no Sol a transformação é feita através de uma reação nuclear; na chama de uma vela a transformação ocorre a partir de uma reação química; as lâmpadas elétricas produzem luz aquecendo, por corrente elétrica, um filamento metálico.
No entanto, a maioria dos corpos, por exemplo, a Lua , em condições normais, não emitem luz própria, são chamados de corpos iluminados, ou fontes secundárias de luz. São objetos que devolvem uma parte da luz que receberam de outras fontes luminosas. Ex.: a Lua, que recebe a luz produzida pelo Sol, uma vela apagada, as paredes, as roupas, etc... Os corpos iluminados podem, em determinadas condições, tornarem-se corpos luminosos, assim como os corpos luminosos podem transformarem-se em corpos iluminados, sem luz própria. Como exemplo, uma lâmpada, que quando apagada não emite luz própria e que quando acesa produz sua própria luz.
A luz emitida por uma fonte pode ser monocromática, de uma cor só, ou policromática, que é a superposição de luzes de cores diferentes, como a luz branca emitida pelo Sol, que é formada pelas componentes: vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta


Fonte de Pesquisa: http://prof.pateta.vilabol.uol.com.br/optica1.html

Carla Garcia - 1002

Um comentário:

  1. Um experimento pode ser concebido considerando-se diferentes
    abordagens2.A maneira clássica de utilizar o experimento é aquela em que o aluno não
    tem que discutir; ele aprende como se servir de um material, de um método; a manipular
    uma lei fazendo variar os parâmetros e a observar um fenômeno.
    Há outro tipo de abordagem onde a lei não é questionada, ela é conhecida e
    utilizada para calcular um parâmetro, analogamente ao que é feito em um laboratório de
    metrologia ou de testes. No ensino podem ser mencionados alguns exemplos, como
    comparar métodos experimentais ou determinar a velocidade do som no ar. Nesse caso,
    é preciso fazer uso de uma competência suplementar que é a de avaliar. Essa
    competência é raramente utilizada no ensino. Assim, ao resolver um problema
    aplicando as leis de Newton, geralmente, encontra-se um único resultado.

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