Bem-Vindos Alunos!

Estudem Os nossos Conteúdos

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Lei Dos Gases Ideais

A lei dos gases ideais é a equação de estado do gás ideal, um gás hipotético formado por partículas pontuais, sem atracção nem repulsão entre elas e cujos choques são perfeitamente elásticos (conservação do momento e da energia cinética). Os gases reais que mais se aproximam ao comportamento do gás ideal são os gases monoatómicos em condições de baixa pressão e alta temperatura.
Empiricamente, observam-se uma série de relações entre a temperatura, a pressão e o volume que dão lugar à lei dos gases ideais, deduzida pela primeira vez por Émile Clapeyron, em 1834.

A equação de estado

A equação que descreve normalmente a relação entre a pressão, e volume, a temperatura e a quantidade (em moles) de um gás ideal é:
P \cdot V = n \cdot R \cdot T \,\!
onde:

A equação de estado para gases reais

Tomando em conta as forças intermoleculares e volumes intermoleculares finitos, obtem-se a equação para gases reais, também chamada equação de Van der Waals:
(P+\frac{a\cdot n^2} { V^2}) \cdot (V-nb) = n \cdot R \cdot T \,\!
Onde:
  • P\! = Pressão do gás ideal
  • V\! = Volume do gás ideal
  • n\! = Mols de gás
  • R\!= Constante universal dos gases perfeitos
  • T\! = Temperatura
  • a\! eb\! são constantes determinadas pela natureza do gás com o fim de que haja a maior congruência possível entre a equação dos gases reais e o comportamento observado experimentalmente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_gases_ideais
Postado por :Milla e Nathalia  e Thaís Neves

Um comentário: