Bem-Vindos Alunos!

Estudem Os nossos Conteúdos

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Químicas Estrutura Atômica

 Estrutura Atômica
John Dalton nos deu a Teoria Atômica. Para Dalton, o átomo é a menor partícula da matéria que participa em uma reação química. A estrutura atômica moderna é baseada no experimento de dispersão das partículas alfa de Rutherford. Este experimento provou que o átomo é amplamente vazio e tem um corpo altamente carregado positivamente no centro. Para Rutherford, o átomo é constituído de duas partes: o núcleo e a parte extra nuclear.
O átomo é composto por três partículas fundamentais:
  • Prótons (com carga positiva)
  • Nêutrons (partículas neutras)
  • Elétrons (com carga negativa).
Os elétrons foram descobertos durante os experimentos do Raio Catodo por J. J. Thomson. Os prótons foram descobertos durante experimentos com Raio Anodo por E. Goldstein e os nêutrons foram descobertos por James Chadwick. Número atômico é o número de prótons no núcleo de um átomo. Número de massa pe a soma do número de prótons e nêutrons no núcleo.
      

Waldriene Dias de Oliveira Brito

Física As 3 leis de Newton

As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newtom. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças.
 1ª lei:

Conhecida como princípio da inércia, a Primeira lei de Newton afirma que a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nulo, logo a velocidade do objeto é constante. Consequentemente:
  • Um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força resultante aja sobre ele.
  • Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força resultante aja sobre ele.
 2ª lei:
A segunda lei de Newton, também chamada de princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante em uma partícula é igual a razão do tempo de mudança do seu momento linear \vec pem um sistema de referência inercial.

3ª lei:

A Terceira lei de Newton, ou Princípio da Ação e Reação, diz que a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo. Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A— ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários. Como mostrado no esquema ao lado, as forças que os esquiadores fazem um no outro são iguais em magnitude, mas agem em sentidos opostos. Repare que, embora as forças sejam iguais, as acelerações e ambos não o são necessariamente: quanto menor a massa do esquiador maior será sua aceleração.

Waldriene Dias de Olievira Brito